skip to Main Content
34º Hortigranjeiros: Pavilhão De Agroindústria E Hortigranjeiros Está Entre As Principais Atrações

34º Hortigranjeiros: Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros está entre as principais atrações

 

Atração permanente desde a primeira edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, o Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros deve receber milhares de pessoas de 9 a 13 de agosto durante a 34ª edição do evento. No Pavilhão 12, o público que passar pelo Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, poderá visitar 67 espaços, que apresentam os atrativos de 99 empreendimentos, com destaque para a expressiva diversidade de produtos de agroindústrias, alimentos e hortigranjeiros disponíveis para comercialização, num espaço de 1.700 m².

Para agilizar e desenvolver o trabalho dentro das normas vigentes, a Comissão de Hortigranjeiros e Agroindústria, organiza uma cozinha para frituras, produção de sucos e manipulação de alimentos a serem comercializados.

Segundo o coordenador da Comissão, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi todos os espaços já foram comercializados e serão ocupados por produtos de origem animal e vegetal, de agricultores e de empreendimentos individuais, grupais, associativos ou cooperativados que virão de diferentes pontos do Rio Grande do Sul.  A Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa) participará com 23 associados, sendo quatro com venda exclusiva de produtos hortícolas frescos. Também estarão presentes outros empreendimentos de produção de alimentos de Santa Rosa, com doces, salgados e temperos em geral.

Ampla variedade de alimentos e produtos

Entre os produtos a serem disponibilizados para venda no Pavilhão 12 estão panificados como pães, cucas, pastéis, bolos, sanduíches, bolachas, doces, tortas, mousse, cupcake, waffel, roscas, rosquinhas, palitos, calça virada, sonhos, pães de queijo, pizzas, risólis, enrolados, chips, suspiros, docinhos, brigadeiros, doces finos e derivados de chocolate. Serão comercializados ainda derivados de origem vegetal como compotas, conservas, casquinha de laranja, frutas cristalizadas, salada de frutas, geleias, tomate seco, frutas em calda, molhos de tomate e produtos derivados de cana-de-açúcar como melado, pé-de-moleque, rapadura, cri-cri, caldo de cana e puxa-puxa. Os produtos agroindustrializados de origem animal serão compostos por derivados de leite como queijos de diferentes tipos, inclusive premiados no RS, nata, iogurte, bebidas lácteas, ricota, doce de leite; derivados de carnes como salames, copas, embutidos, peixes fritos, bacon, torresmo, salsichão, mortadela e banha; e derivados de mel como própolis, geleia real e pólen.

Em relação à área hortícola o público poderá adquirir alface, repolho, chicória, couve-flor, rúcula, rabanete, cenoura, beterraba, nabo, temperos verdes, couve chinesa, chuchu, moranguinho, brócolis, pimentão, alho, cebola, gengibre, limão, laranja, lima, bergamota, batata doce, chicória, tomate, radiche, abobrinha, ervilha, almeirão, couve-folha, couve-chinesa, agrião, tomate cereja, melão e mandioca. Também serão oferecidos outros produtos como erva-mate, amendoim, soja, arroz, polvilho e feijão, e bebidas como sucos, néctar de frutas, graspa, brandy, cachaças, licores e vinhos, além de equipamentos para a apicultura e insumos apícolas.

No mesmo pavilhão haverá espaço para o artesanato rural, com exposição de laços, cuias, facas, ponches, caseados, crochê e boinas e também mudas e plantas bioativas como moringa. Lunardi destaca que os produtos das agroindústrias que serão disponibilizados durante a feira são “feitos com higiene e capricho, possuem alvarás sanitários, licenças de comercialização, licenças ambientais, estando, portanto, aptos para oferecer produtos seguros”.

Os visitantes terão, portanto, produtos variados e diversificados à sua disposição, na grande maioria produzidos pela agricultura familiar, com qualidade e dentro dos padrões higiênico-sanitário recomendados. As agroindústrias participantes estão cadastradas e incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar e fazem uso do selo de marca de qualidade Selo Sabor Gaúcho. Este programa é coordenador pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar.

O coordenador do Pavilhão destaca ainda que se estima “a comercialização de mais de R$ 1 milhão, que agregará renda aos agricultores participantes e disponibilizará produtos com qualidade e de grande diversidade à escolha dos visitantes”.

Também haverá espaços organizados pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar e pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, apresentando o uso e identificação de plantas terapêuticas, aromáticas e condimentares.

A Comissão de Hortigranjeiros e Agroindústria do 34º Hortigranjeiros é composta por Jorge João Lunardi, Eliane Denise Schmidt, Lisete Maria Primaz, João Anselmo Thiele e Ivamar Grings. O evento é uma promoção da Prefeitura de Santa Rosa, Emater/RS-Ascar e Aprhorosa.