Uso de plantas medicinais nos animais é apresentado pela Emater/RS-Ascar durante 23° Hortigranjeiros
Procurando diminuir o uso abusivo e indiscriminado de biocidas nos animais, a exemplo de químicos perigosos para controle de carrapatos, bernes, mosca-dos-chifres, entre outros, além de infecções e inflamações, como a mastite, a Emater/RS-Ascar da região de Santa Rosa realiza um amplo e diversificado trabalho educativo e prático no sentido de diminuir o uso destes químicos e substituí-los por ervas e plantas medicinais, além da homeopatia animal e outras tecnologias mais saudáveis. O trabalho está sendo apresentado no 23° Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que ocorre em Santa Rosa, até domingo (12-11). Também, está sendo mostrada a utilização destas plantas e ervas medicinais em humanos e vegetais.
Para o desenvolvimento da atividade, os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, através da coordenação do gerente regional, veterinário Jorge João Lunardi, disponibilizam uma apostila com mais de 1.000 receitas para controle de aproximadamente 40 doenças dos animais, evitando o uso dos biocidas tradicionais, caros, e nocivos para a saúde humana, animal e ambiental.
Este assunto, inédito no Brasil, tem sido abordado, através de Lunardi, em diversos estados brasileiros, também em universidades, envolvendo setores da sociedade que estão comprometidos com a sustentabilidade e qualidade de vida rural.
A Emater/RS-Ascar se disponibiliza a discutir o assunto em comunidades rurais e municípios que ainda permanecem no veneno para produzir alimentos, a exemplo do leite, carne, ovos, o que é um absurdo”, explica Lunardi.
Atualmente, mais de 20.000 agricultores já usam estas alternativas nos 45 municípios de atuação da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa.
Informações
Assessoria de Imprensa Emater/RS Ascar – Santa Rosa
Jornalista Conceição Salomão
(55) 3512 6665 ou (55) 9979 8195
csalomao@emater.tche.br