skip to Main Content

Frango colonial e piscicultura foram destaques no 23º Hortigranjeiros

Quem foi ao parque de exposições, no 23º Hortigranjeiros, na área externa, encontrou a exposição de frango caipira, através da Agroindústria “Frango do Paulinho”, de Santo Cristo – RS. Os proprietários trocaram informações, principalmente com produtores rurais interessados nesta nova atividade que surge na região, como alternativa de agregação à renda da propriedade. O espaço foi muito procurado por produtores e consumidores. A agroindústria atua em parceria com outros produtores e abate cerca de 200 frangos por semana. Segundo os proprietários, Otávio Paulinho Backes e João Dionísio Joner, atualmente estão abastecendo o mercado do município de Santo Cristo, mas já existe investimento e ampliação, com amparo sanitário, para atingir a região da Grande Santa Rosa e Missões. Disseram ainda que o projeto começou pequeno, com atividades manuais, e hoje já com equipamentos, agilizando assim o abate. Incentivados por Atanagildo G. Rorato, Coordenador da Comissão de Pequenos Animais e Pet Shop, os proprietários mostraram-se satisfeitos com os contatos resultados obtidos neste evento, pois, tiveram a oportunidade de mostrar a sua empresa e a qualidade do seu produto, com carne de frango diferenciada.


Outro destaque do evento foi a piscicultura, instalados no pavilhão 05. Três pisciculturas se fizeram  presentes. Segundo Vânio Hemerdinger, Coordenador da área, que foi ao local pode conhecer a adquirir as mais variadas espécies de peixes de açudes e aquários.  As pisciculturas presentes repassaram informações técnicas e esclarecimentos sobre a criação de peixes. Além disso, o Núcleo de Alimentos da UNIJUÍ, se fez presente, onde prestou orientações diversas sobre receitas de pratos a base de peixes e também sobre a qualidade da água dos tanques de produção.



A comercialização de peixes para consumo aconteceu no pavilhão 12, junto às agroindústrias, pela Cooperativa dos Piscicultores de Santa Rosa – COOPEROSA. Conforme o presidente Elemar Pisoni, o volume de comercialização de carne e subprodutos a base de peixes, foram acima da expectativa que tínhamos para o evento. A COOPEROSA reúne piscicultores de Santa Rosa – RS, possui abatedouro próprio, e tem suporte técnico da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e da EMATER/RS -ASCAR.