Relógio com plantas medicinais mostra funcionamento do corpo humano
As plantas medicinais serão uma das atrações do Pavilhão 12, no 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que acontece de 4 a 7 de outubro de 2007, em Santa Rosa. Neste espaço um relógio do corpo humano constituído de plantas medicinais apresentará informações sobre o funcionamento de 13 órgãos do corpo humano. Baseado em estudos da medicina chinesa, o relógio mostrará o horário de pico de funcionamento de cada um destes órgãos e quais as plantas mais indicadas nas patologias e distúrbios que ocorrem em cada parte do organismo. Juntamente ao relógio, destaca a coordenadora da Comissão de Plantas Medicinais, Neida Frolich, “teremos em torno de 80 espécies diferentes de plantas medicinais, com suas indicações no tratamento de doenças e consumo animal e na alimentação humana”. O objetivo é oferecer a população informações e estimular o consumo de plantas medicinais e ervas em animais, propiciando a produção de leite e carne limpos, sem resíduos de medicamentos que muitas vezes são tóxicos. Informações sobre o uso de plantas medicinais e flores na alimentação humana também serão apresentadas no estande.
Outra atividade a ser desenvolvida neste espaço é a comercialização de ervas e plantas medicinais pela agricultora Marli Ehrart. “As plantas medicinais incrementam a renda das famílias rurais, além de preservar a diversidade e manter o conhecimento e o aprendizado atualizado sobre o manejo, plantio e uso das plantas medicinais”, evidencia Frolich.
O estande de Plantas Medicinais no ano passado esteve no pavilhão 1, junto a Industria e Comércio. Neste ano estará junto a Hortigranjeiro, floricultura e agroindústria no Pavilhão 12.
Assessoria de Imprensa 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros
Jornalista Patrícia Kolling
(55) 8127 9132