Família de Santo Cristo comemora premiação de animais durante o 29º Hortigranjeiros
Das seis categorias do concurso da raça leiteira holandesa, realizado durante o 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, a família Braun, de Santo Cristo, levou o prêmio de 1º lugar em todas. A premiação é resultado de muito trabalho e de uma família unida, em busca do desenvolvimento sustentável em sua propriedade. No total são criadas 50 vacas na propriedade localizada em linha Divisa.
A alimentação a base de silagem, pastagem e ração, além do manejo correto dos animais, permite que a produtividade média atinja 28 litros de leite por vaca ao dia. No inverno, a média chegou a 32 litros por animal/dia.
“Antes da feira temos uma rotina diferenciada em casa. São anos trabalhando o acasalamento e o manejo diferenciado”, revela o produtor Nestor Braun, que conta com o apoio da esposa Ana Clarice no trabalho diário.
Os três filhos do casal, Cristiano (22 anos), Raquel (17 anos) e Bruna (nove anos) mostram estarem satisfeitos com o meio rural, uma vez que optaram por ele como um modo de vida. A caçula, que participa das feiras juntamente com os pais desde seus três anos, mostra convicção ao fazer planos para o futuro. “Quero ser veterinária. Adoro trabalhar com os animais”, revelou Bruna.
Parte dos animais criados pela família esteve exposto na Feira da Terneira, evento integrante do 29º Hortigranjeiros. De acordo com o assistente técnico regional de bovinos de leite da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Fagonde, “a proposta central da mostra e comercialização de terneiras e novilhas durante o evento foi valorizar e garantir espaço para que a produção de agricultores familiares da região de Santa Rosa”.