Dias de Campo apresentam tecnologias para a produção de alimentos e rentabilidade de propriedades rurais
Agricultores de diferentes pontos da região foram recepcionados nesta quarta-feira (09/08) no Dia de Campo do Hortigranjeiros, realizado junto ao Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa. Excursões vindas de 20 municípios são esperadas até sexta-feira (11/08) nos dias de campo que estão sendo realizados nos espaços da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Hortishow, atrações permanentes do Encontro Estadual de Hortigranjeiros.
Entre os temas abordados no dia de campo, no espaço da Emater/RS-Ascar, está a segurança e soberania alimentar, com orientações técnicas sobre a produção de alimentos para autoconsumo, identificação e uso de plantas e bioativas e práticas saudáveis de alimentação através de receitas diversificadas e que valorizam a identidade cultural local. Também orientações relacionadas à Defesa Sanitária Animal, como a Declaração Anual de rebanho, controle de raiva e febre aftosa como outras doenças, com participação da Inspetoria Veterinária, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Os visitantes conhecem mais sobre a produção em horta comercial e tecnologias para o cultivo protegido de olerícolas junto ao Hortishow.
Os dias de campo seguem nesta quinta (10/08) e sexta-feira (10/08), às 9h.
Além destas atividades, os espaços podem ser visitados permanentemente durante a feira. O Hortishow conta com cerca de 400 metros quadrados e mais de 25 variedades de folhosas, tubérculos e temperos. São 10 expositores que apresentam tecnologias ligadas a produção de hortigranjeiros.
Já no espaço da Emater/RS-Ascar, são demonstradas políticas públicas executadas pela Instituição, em parceria com a SDR e a Seapi.
Orientações técnicas sobre defesa sanitária animal, defesa sanitária vegetal, meliponicultura e apicultura, reservação e uso da água (açude e cisternas), manejo e conservação do solo, educação e promoção da saúde, hidroponia, compostagem, sementes crioulas, secagem e armazenagem de grãos, produção de leite e segurança e soberania alimentar estarão entre as temáticas apresentadas.
A Emater/RS-Ascar está presente também na organização do Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros, onde estarão presentes mais de 100 expositores. Junto ao local haverá a Mostra de Plantas Bioativas e de Artesanato em Lã. A Instituição coordena a Cozinha Experimental, com apresentação de receitas que contribuem com a segurança e soberania alimentar, através do aproveitamento de ingredientes existentes na região, em oficinas culinárias gratuitas.