A beleza e qualidade dos artesanatos da região no Hortigranjeiros
No pavilhão de Artesanato do Hortigranjeiros, podemos encontrar vários trabalhos que demonstram o talento dos artesãos da região, representados pelos 63 expositores de Santa Rosa, Ijuí, Santo Ângelo, Novo Machado, Horizontina, Passo Fundo, Caxias do Sul, Giruá e Ametista do Sul.
Segundo a coordenadora de artesanatos, Marlise Becker Zirr a exposição deste ano trás uma variedade muito grande, mercadorias belíssimas, com preços acessíveis o que atrai a cada dia mais consumidores e visitantes. “O público pode encontrar tecidos, pinturas, pantufas, jogos de cozinha, tapetes, flores entre tantas outras opções. Uma das novidades desta edição são os artesanatos em pedras” ressaltou Marlise.
Os trabalhos, além de belos e criativos, resgatam alguns costumes antigos. A expositora Neiva Eliane Minusso Thaber, desde os 12 anos domina a arte do crochê e a quatro anos realiza um trabalho minucioso de bordado livre. “O bordado livre era mais comum há décadas atrás, hoje as máquinas realizam a maior parte desses trabalhos, no entanto usei outra tecnologia para resgatar um antigo costume das bordadeiras: a informática. Aprendi a bordar pela internet e a dominar uma técnica das nossas vovós”, ressaltou a expositora.