Agricultores da região de Santa Rosa são beneficiados com entrega de sementes orgânicas
Em ato realizado na Casa da Emater/RS-Ascar, durante a programação do 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, cooperativas e agricultores da região de Santa Rosa foram beneficiados com a entrega de sementes orgânicas, nesta quinta-feira (08/10). A elaboração do projeto foi resultado de uma ação conjunta entre Emater/RS-Ascar, Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede) com o apoio de Cooperativas da Agricultura Familiar da Região, administrações dos municípios envolvidos, Casa Familiar Rural de Santo Cristo, IFF – Campus de Santa Rosa e Embrapa Clima Temperado, de Pelotas. Com o aporte do Banrisul, foi possível adquirir as sementes que serão disseminadas em propriedades da agricultura familiar com o foco na produção de orgânicos.
O público a ser beneficiado com o projeto Sementes 2015, do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul, é formado por 39 famílias da agricultura familiar com certificação de conformidade orgânica de seus produtos e outras 32 famílias da Agricultura Familiar em processo de conversão/transição na região de Santa Rosa. Em fase de organização se encontram mais 40 famílias da agricultura familiar, que vão compor novos grupos. O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, destacou que a concretização de projetos como esse representa a responsabilidade social para com diferentes públicos. “Temos que estar nas propriedades, pensar e propor alternativas, estabelecer metas de onde pretendemos chegar”, enfatizou o presidente.
Já o superintendente regional do Banrisul, Vítor Kreutz, destacou a valorização do trabalho desenvolvido pelos agricultores da região, salientando a importância de produzir os alimentos de forma orgânica, “o que só vem em benefício de uma alimentação mais saudável e da qualidade de vida dos produtores e consumidores”.
A tecnóloga em Desenvolvimento Rural da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marita Minetto, que contribuiu na elaboração do projeto, explica que com a distribuição das sementes a intenção é proporcionar aos agricultores familiares uma forma de diversificação de cultivos, redução de custos com a aquisição de sementes e incentivo à utilização e à propagação de sementes orgânicas.
Entre as demais lideranças que participaram do ato estiveram o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, os representantes da Arede, Airton Rodrigues da Silva e Ademir Amaral, presidente do 31º Hortigranjeiros, Neida Fröhlich, supervisor de crédito rural do Banrisul, Antônio Paulo Mizdal, e o coordenador da Chamada Pública da Agroecologia e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione.