O Espaço do Cooperativismo, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, foi palco de um momento histórico nesta quinta-feira (7) durante o 35º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. As 14 cooperativas que integram a Comissão do Cooperativismo anunciaram oficialmente a criação da Associação da Casa do Cooperativismo, iniciativa que promete gerar mais sinergia, fortalecer parcerias e ampliar o impacto do setor no desenvolvimento regional.
A atividade integrou a programação especial da Comissão do Cooperativismo e reuniu presidentes de cooperativas da região e representantes da imprensa. O encontro reafirmou o papel estratégico do cooperativismo na geração de oportunidades e na construção de uma economia mais inclusiva.
O Sistema Ocergs apresentou números expressivos do cooperativismo no Rio Grande do Sul, seguidos de dados regionais sobre faturamento, distribuição de lucros e número de associados. Os presidentes das cooperativas participaram de um debate com reflexões sobre questões como: “Como estaria o desenvolvimento da região sem as cooperativas?” e “Como o cooperativismo pode ser protagonista de sua história?”
Com a criação da nova associação, o objetivo é fortalecer ainda mais a união entre as cooperativas, promover ações conjuntas e representar de forma integrada os interesses do setor, que já desempenha papel essencial na economia local.
O 35º Hortigranjeiros segue até 10 de agosto, com entrada gratuita, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Rosa, Aprhorosa e Emater/RS-Ascar, com apoio de entidades e patrocinadores.
Fotos: Jonas Santos / Michele Harumi



