skip to Main Content

Diagnóstico realizado nas propriedades de Boa Vista do Buricá

Um diagnóstico e análise das propriedades rurais do município de Boa Vista do Buricá foi apresentado hoje (04/10) pelos acadêmicos e professores do Curso de Tecnólogo e Gestão Rural da UNIJUÍ, no 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, no Parque de Exposições, de Santa Rosa.


O trabalho que integra o estágio curricular do curso buscou analisar e diagnosticar as formas e as condições de produção na agricultura do município, visando subsidiar as entidades locais no processo de estratégico da agricultura. Durante a pesquisa para levantamento de dados foram realizados processos como a leitura de paisagem e zoneamento agroecológico, levantamento histórico, identificação dos agricultores e tipo de produção, avaliação econômica dos sistemas de produção, valor agregado e renda agrícola e analise da agricultura e linhas estratégicas de desenvolvimento.  Para a realização da pesquisa o município foi dividido em regiões e selecionados grupos de agricultores representativos.  A pesquisa apontou que o município caracteriza-se por uma agricultura essencialmente familiar, relativamente diversificada e com elevada diversidade técnica e socioeconômica dos sistemas de produção. Os produtores se enquadram em três grupos: os capitalizados com sistemas de produção intensos na combinação de leite, suínos e soja; os em processo de transição com a intensificação da produção animal e os descapitalizados que em pequenas propriedades praticam sistemas de produção com baixo grau de intensificação produzindo grãos e leite.


Três movimentos podem ser constatados no município: a concentração da produção de suínos e leite em estabelecimentos maiores, diversificação e intensificação da produção em estabelecimentos familiares  como estratégia de diminuição da dependência econômica da cultura da soja e a descapitalização em pequenos estabelecimentos, que carecem de inclusão de novas alternativas devido a impossibilidade do aumento da área. No diagnóstico final o coordenador do Curso de Tecnólogo em Gestão Rural, Nilvo Basso, destacou que Boa Vista do Buricá apresenta como potencialidade, a existência de uma pauta de atividades com elevado potencial de valor agregado e renda. “Isso permite a intensificação da produção, naqueles estabelecimentos já ajustados e a reestruturação dos sistemas de produção naqueles estabelecimentos com atividades inadequadas”, concluiu o diagnóstico. Uma série de proposições para o desenvolvimento do município foram apresentadas na palestra.


Jornalista Patrícia Kolling
(55) 8127 9132