Estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo são debatidas em oficina no Hortigranjeiros
O Governo do Estado têm fomentado e desenvolvido diferentes ações que se unem em um propósito único e maior: o desenvolvimento rural sustentável. Neste contexto, está sendo realizada nesta quinta-feira, 09 de agosto, a oficina de estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo na região. O evento realizado no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, durante o 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, segue até às 16h.
Diante de um contexto de fortalecimento da vocação cooperativista no noroeste gaúcho, com o apoio de políticas públicas, integram a programação da oficina, a apresentação do trabalho da unidade de cooperativismo regional, explanação sobre as políticas públicas de apoio às cooperativas, além de metodologias em grupo e plenária de discussão.
“Entre os objetivos de reunir as cooperativas assistidas e lideranças regionais estão avançar na relação com os parceiros do cooperativismo; socializar informações sistematizadas pelas equipes das unidades de cooperativismo; discutir a importância do cooperativismo como estratégia de desenvolvimento e combate a desigualdades; e debater temas estratégicos para definição dos rumos do cooperativismo na região”, afirmou o assessor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ari de David.
Um dos compromissos do Governo do Estado é qualificar as economias de base familiar e cooperativa. Para tanto, foram criadas políticas voltadas às questões tributárias e fiscal, à qualificação da gestão, à atualização tecnológica e à adequação de processos e produtos. Os beneficiários são as cooperativas de produção agropecuária, agroindustrial, aquícola e pesqueira. Entre as ações do Programa Gaúcho do Cooperativismo Rural está o Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS), executado na região pela unidade de cooperativismo, formada pela coordenadora, engenheira agrônoma Cléia dos Santos Moraes, o contador Roberto Ferreira e o administrador Marcos Servat, da tecnóloga em Desenvolvimento Rural Marita Minetto, e do auxiliar administrativo Marcos Klier.
“Precisamos contar com apoio e trabalho para podermos avançar. As cooperativas estão organizadas, mas precisam dessa assessoria que começa a ser prestada para seguir o rumo certo”, enfatizou o presidente da Central de Cooperativas Unicooper, Paulo Kreutz.
A intenção é atender cerca de 28 cooperativas até o final de 2014, na região de abrangência da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa.
Entre as autoridades presentes no evento estão o assessor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari de David; gerente regional da Emater/RS-Ascar, Amauri Coracini; coordenador regional da SDR Alfeu Müller; secretário municipal de Agricultura de Santa Rosa Atanagildo Roratto; vice-presidente do 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros Vânio Heimerdinger; presidente da Central de Cooperativas Unicooper Paulo Kreutz e gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascr e coordenadora geral do 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros Neida Frohlich. O 29º Hortigranjeiros segue até domingo, 12 de agosto.