Evento homenageia Mulheres do Agro em Santa Rosa
A realização do 2º Café Mulheres no Agro, nesta quinta-feira (07/03), em Santa Rosa, marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher com um olhar especial sobre a importância das mulheres que constroem a sua história e a do meio rural e da comunidade onde vivem. A iniciativa é do Hortigranjeiros, da Acisap, do Sicredi e da Emater/RS-Ascar, e contou com o apoio da Fenasoja e da Indumóveis, feiras que, a exemplo do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, têm em suas comissões diversas mulheres que reforçam a força do voluntariado da comunidade local.
As mulheres foram recepcionadas na sede da Superintendência Regional do Sicredi com um café estilo colonial, organizado com alimentos de agroindústrias e agricultores locais, assim como foram recebidas com um momento cultural, por meio do qual foram homenageadas através de música conduzida pela santa-rosense Elí Rodrigues.
Entre as lideranças presentes, estiveram o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, presidente do Sicredi União RS ES, Sidnei Strejevitch, presidente do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Ester Seide, vice-presidente de Administração da Acisap, Jacqueline Dutra, e vice-presidente de Agronegócio, Marcos Servat, gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, primeira-dama da Fenasoja 2024, Daniele Parise Germano, e presidente da Indumóveis, Luciana Locatelli.
Representando as entidades promotoras, o presidente do Sicredi União RS ES, Sidnei Strejevitch, reforçou a importância da união de esforços da e pela comunidade, assim como reconheceu o papel determinante da mulher em diferentes espaços. Também abordou o tema do cooperativismo e como ele se relaciona e fortalece diferentes setores da sociedade.
A palestra ficou por conta do vice-presidente do Sicredi Noroeste, Marcelino Colla. “Se tem alguém que pode fazer a diferença na família, na propriedade, na comunidade, na sociedade é a mulher, transformadora e determinante no ambiente onde vive, sendo fonte de equilíbrio e de sabedoria”, afirmou Marcelino.
Feitos com soja e amor, biscoitos produzidos por agroindústrias locais e pela Emater/RS-Ascar foram distribuídos como forma de compartilhar afeto e lembrar sobre as possibilidades do uso da soja na alimentação humana.