skip to Main Content

Hortigranjeiros, mais que um evento, uma fonte de renda

Inicia amanhã o 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros

A produção de hortigranjeiros em Santa Rosa atende a 50% da demanda dos consumidores locais. A produção chega a 2 mil toneladas ano, correspondendo a 2 a 3% do PIB do município. São cerca de 50 produtores, que em 60 hectares, que se dedicam a produzir verduras, legumes e frutas, atendendo o consumo da população local e garantindo o sustento das suas famílias. A maioria são pequenos agricultores, com mão-de-obra familiar que deixaram de lado a produção de soja e trigo para implantar hortas e pomares em suas propriedades.


O agricultor Adenir Bortoli, foi um dos produtores que há 15 anos ingressou na atividade. “O pai começou a produzir hortigranjeiros para vender no Mercado Público, e o retorno financeiro começou aparecer. Estava estudando foram e resolvi voltar para casa e auxiliar no trabalho. Passamos a investir na atividade”, disse. Hoje a família sobrevive exclusivamente da produção de hortigranjeiros, que são comercializados três vezes por semana no Mercado Público de Santa Rosa.


Mas o sucesso da atividade depende de muito trabalho, persistência e investimento em tecnologia. “Muitas vezes erramos, aplicamos tecnologias que não deram certo, mas tudo serviu como lição”. A propriedade da família Bortoli hoje é uma das mais tecnificadas do município. Sistemas de estufa e irrigação modernos são utilizados para a produção dos produtos hortigranjeiros. “Temos que se adequar à produção a modernidade e as demandas dos consumidores. Essa é à base do sucesso”, conclui o agricultor.


O primeiro Encontro Estadual de Hortigranjeiros surgiu exatamente com o propósito de mostrar aos agricultores da região que havia demanda para os produtos, e que estes poderiam investir na produção. O primeiro Encontro durou apenas um dia, com a presença de oito produtores da região.


Na sua 24ª edição o evento reúne cerca de 500 expositores de todo Estado, nas áreas de hortigranjeiros, agroindústrias, comércio, indústria, pequenos animais, artesanato, floricultura, suínos, ovinos, eqüinos, gado de leite e corte.


A estimativa é de 80 mil visitantes, em 4 dias de evento. A entrada é gratuita.


O 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros inicia nesta quinta-feira, dia 4, e vai até domingo, dia 7 de outubro, de 2007, no Parque de Exposições de Santa Rosa – RS. A abertura oficial acontece na sexta-feira, às 10 horas.  É uma promoção da Emater/RS, Prefeitura Municipal de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros (APHROSA). A entrada no evento é gratuita.


Patrícia Kolling
Assessoria de Imprensa do Encontro
(55) 8127 9132