Hortigranjeiros poderá ter pela primeira vez o “Feirão Mais Alimentos”
Em sua 28ª edição o Encontro Estadual de Hortigranjeiros poderá realizar, pela primeira vez, o Feirão Mais Alimentos, feira de máquinas e equipamentos adquiridos por meio do programa Mais Alimentos. As tratativas tiveram continuidade na manhã de ontem(15/02), em uma reunião que contou com a presença do Coordenador Nacional do Programa Mais Alimentos, Francisco Hercílio da Costa Matos, do diretor financeiro Estadual do Simers, Flávio Zacher e de representantes dos promotores do Hortigranjeiros: Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Aphorosa e Emater, além de coordenadores de comissões e do presidente do evento.
Para o coordenador geral do 28º Hortigranjeiros, Ari Dresch, “a realização dessa mostra servirá para discutir e proporcionar aos agricultores melhor estrutura e tecnologia na sua produção”.
A ideia é realizar o feirão durante o 28º Hortigranjeiros, que acontece de 8 a 12 de outubro de 2011. De acordo com o presidente do evento José Vanderlei Waschburger, “oferecendo esse feirão também estamos propiciando uma oportunidade de melhorar as condições de produção e, consequentemente, a qualidade do que é produzido na propriedade”.
Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), 70% do que é consumido diariamente no Brasil é produzido pela agricultura familiar. De acordo com Francisco Hercílio da Costa Matos, “o MDA por meio do Programa do Governo Federal Mais Alimentos, realiza esses feirões com o intuito de proporcionar aos pequenos agricultores o conhecimento de programas que beneficiam a aquisição de máquinas e equipamentos que ampliam a produção e a rentabilidade da propriedade rural”.
As tratativas para a realização do feirão terão continuidade com uma audiência que será agendada com o Ministro do MDA, Afonso Bandeira Florence. No Estado, o feirão já acontece na Expodireto, de Não-Me-Toque; Expointer de Esteio e também teve uma participação na Expoijui/Fenadi, de Ijuí.