O 35º Hortigranjeiros mostrou mais uma vez que vai muito além da exposição de produtos e atrações culturais. O segundo dia da feira foi marcado por um momento especial de integração entre juventude, educação e cooperativismo, com cerca de 600 adolescentes participando de atividades organizadas pela Comissão do Cooperativismo e com apoio do Sistema Ocergs.
A manhã começou com o encontro de 20 cooperativas escolares do programa Cooperativismo nas Escolas, da Cooperluz. Estudantes compartilharam os projetos desenvolvidos ao longo de um ano, demonstrando na prática os princípios do cooperativismo aplicados em sala de aula e na comunidade.
“Durante muitos anos, a nossa região foi exportadora de mão de obra qualificada. Hoje, estamos trabalhando para manter esses jovens aqui, investindo e dando continuidade às cooperativas”, afirmou Querino Volkmer, presidente da Cooperluz.
A importância de despertar o interesse dos jovens pelo cooperativismo também foi ressaltada por Alexandre Dall’Agnese, integrante da Comissão de Cooperativismo: “É o jovem que vai dar continuidade às cooperativas e ao campo. Quando eles conhecem o sistema cooperativo como um todo, passam a compreender a importância de fazer parte.”
No período da tarde, os adolescentes participaram da palestra do comunicador Luciano Potter, que levou ao público uma reflexão sobre comunicação, escuta ativa e presença em tempos de excesso de informação e estímulos digitais.
“Hoje todo mundo ganhou o poder de falar e se expressar, e isso gerou uma grande confusão. Precisamos aprender a ouvir a nós mesmos, porque só assim conseguimos compreender o mundo e o outro”, destacou Potter.
O 35º Hortigranjeiros segue até 10 de agosto, com entrada gratuita, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. A feira é uma realização da Prefeitura de Santa Rosa, Aprhorosa e Emater/RS-Ascar, com apoio de entidades, patrocinadores e mais de 150 voluntários.
Fotos: Jonas Santos





