Máquina descascadora de mandioca é demonstrada em Santa Rosa
Produtores e técnicos de Santa Rosa participaram nesta terça-feira (12/02) da demonstração de uma máquina descascadora de mandioca. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural e do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, através de seus promotores, Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), teve como finalidade principal apresentar uma tecnologia que facilite a mão-de-obra principalmente em agroindústrias da região.
O vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú, que acompanhou a demonstração realizada no Mercado Público,destacou o estímulo destinado pelo Município à agroindustrialização. “Com a organização da produção e a legalização de agroindústrias, famílias do meio rural podem alcançar maior rendimento através de alternativas para agregação de valor à produção e o nosso papel é de facilitador desse processo. É preciso apresentar ideias que diminuam a penosidade e aumentem a produtividade,trabalho que vem sendo estimulado pela Prefeitura e por parceiros como a Emater”, afirmou Benvegnú.
O diretor de Agropecuária,Elemar da Rosa, destacou a importância de valorizar ideias que qualifiquem e estimulem o trabalho de agroindústrias.
A descascadora de mandioca, demonstrada pela Tornearia do Gilson, de Santiago, será uma das soluções apresentadas na Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, durante o33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que ocorre de 9 a 13 de outubro de2019. “Estamos organizando uma mostra de equipamentos e tecnologias que possam facilitar a vida do agricultor”, relatou o presidente do evento, Aldir Mallmann.
O produtor do equipamento, Gilson Matos de Freitas, explicou que a máquina foi aprimorada ao longo de dois anos a partir de demandas apresentadas por produtores e que pode viabilizar a produção média de 45 quilos de mandioca descascada por hora.