Mostra de Plantas Medicinais é atração permanente no 33º Hortigranjeiros
A mostra do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) realizado há décadas na região de Santa Rosa, pela Emater/RS-Ascar em parceria com diversas prefeituras e entidades, recebe ênfase através da Comissão de Plantas Medicinais, no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Um espaço com plantas condimentares, o horto didático “relógio do corpo humano” e orientações sobre uso de plantas no manejo animal estão entre os atrativos expostos no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, desde a última quarta-feira (09/10). A feira segue até às 19h deste domingo (13/10), com entrada gratuita.
Ervas e especiarias como ingredientes a favor do bem-estar são apresentadas no espaço das Plantas Medicinais, junto ao Pavilhão 12, da Agroindústria e Hortigranjeiros. Em um ambiente aproveitado também para o descanso, o amplo espaço dedicado ao resgate do conhecimento transmitido e construído por gerações, apresenta a diversidade de plantas condimentares existentes e utilizadas em nossa região. A coordenadora da Comissão de Plantas Medicinais, Lisete Primaz, que é assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, explica que também são abordados seus benefícios e o resgate da sabedoria dos antepassados. Além disso, é uma forma de promover ações educativas que contribuam para uma vida saudável, com o maior uso de temperos, aproveitando sua palatividade e princípios ativos a favor da saúde e reduzindo o consumo do sal. Ainda estimula-se o consumo de água através de sua saborização com frutas e plantas aromáticas.
O horto didático “relógio do corpo humano” também resgate e promove a identificação da biodiversidade local, ao mesmo tempo em que orienta o autoconhecimento do seu corpo e das energias vitais. Ele pode ser conferido junto ao espaço institucional da Emater/RS-Ascar, ao lado da Mostra de Tecnologia e Inovação.
Além do resgate de plantas utilizadas para o consumo humano, no espaço da Emater/RS-Ascar, o assistente técnico regional Jorge João Lunardi preparou uma mostra das possibilidades do uso de plantas bioativas no manejo animal, para a produção de um leite mais limpo, com menos agroquímicos, beneficiando a sanidade animal e a saúde do produtor e do consumidor.