Mostra de Plantas Medicinais foi uma das atrações permanentes do Hortigranjeiros
Durante os cinco dias do 34º Hortigranjeiros, os visitantes da feira tiveram acesso à Mostra de Plantas Medicinais. Localizada no Pavilhão 12, da Agroindústria, o espaço contou com ações educativas sobre nutrição: brotos e germinados. Um dos destaques da mostra foi o uso das plantas medicinais para o tingimento da lã ovina para confecção de vestuários e de artesanatos.
Durante a visita ao espaço, a coordenadora da Comissão de Plantas Medicinais, Lisete Primaz, que é assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, explicava as diferenças e características dos brotos e grãos germinados. O artesanato em lã era feito na hora e tingido por plantas. As peças eram banhadas no chá da folha da goiabeira ou coração da banana, que abre a fibra para receber a tinta que é feita de diversos outros chás.
A artesã Dalva Mothci, responsável pelo trabalho com a lã, veio de São Miguel das Missões para participar do Hortigranjeiros e destacou como foi a experiência, “Foi muito bom participar deste evento, todo mundo chega, pergunta e tem interesse em saber como funciona o nosso trabalho. Foi uma experiência ótima e gratificante”. Neste domingo (13), último dia do evento, o público aproveitou o dia ensolarado para conferir as atrações dos mais de 600 expositores do evento. A cerimônia de encerramento acontece às 18h30min, no Parque de Exposições.