skip to Main Content

Novidades e atrações do 31º Hortigranjeiros são apresentadas em Jantar de Lançamento‏

As principais novidades do 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros foram apresentadas em Jantar de Lançamento nesta sexta-feira (28/11), na sede da Etnia Alemã, em Santa Rosa. A apresentação das atrações foi acompanhada por mais de 300 pessoas, entre representantes de comissões, imprensa, patrocinadores e lideranças municipais.
Lançamento 31º Hortigranjeiros

Lançamento 31º Hortigranjeiros

Um dos diferenciais da 31ª edição do evento, organizada por 29 comissões, é a data de realização do evento: de 08 a 12 de outubro de 2015. “O evento será de quinta a segunda-feira, contemplando o dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida e data em que é lembrado o Dia das Crianças e o Dia do Agrônomo”, justifica a presidente do 31º Hortigranjeiros, Neida Frohlich. Neste dia será disponibilizado um determinado número de ingressos para o Parque de Diversões às crianças que participarem do Encontro.
Neida também destaca que o foco do evento será a valorização da agricultura familiar, “lembrando que ela é responsável por 35% do PIB brasileiro, sendo que mais de 84% dos estabelecimentos rurais existentes no país são de agricultura familiar, que ocupa apenas 24% da área, e é responsável pela grande maioria dos alimentos que consumimos”.
Para o prefeito em exercício de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú, o evento vem ao encontro com a proposta de valorização da agricultura familiar e da comunidade local, que se envolve desde a organização até a participação. “Para tanto ele é realizado com o apoio de muitos parceiros, extensão rural e entidades para que tudo ocorra da melhor forma”, acrescentou o gerente regional da Emater/RS-Ascar Amauri Coracini.
O Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa deve receber nos cinco dias de evento pelo menos 100 mil pessoas que poderão prestigiar mais de 500 expositores.
Principais novidades e atrações
Assim como no lançamento, os participantes do 31º Hortigranjeiros poderão prestigiar a gastronomia diversificada e típica oferecida pela Associação das Etnias Organizadas de Santa Rosa nas Casas Étnicas junto ao Parque.
A ornamentação do evento de lançamento também já dá mostra do que pode ser visto na edição de 2015. Voltada à proposta central do evento, de valorização da agricultura familiar, aproveita mudas de olerícolas, temperos, plantas terapêuticas e aromáticas.
Outra novidade é o retorno da Comissão de Plantas Medicinais que abordará o tema ao longo do evento de maneiras diferenciadas.
No espaço antes ocupado pelo Restaurante Central os visitantes terão a oportunidade de conferir expositores da indústria, comércio e artesanato, ampliando o número de opções destes segmentos. Logo ao lado, no espaço em que havia a pizzaria, será organizada uma estrutura especial para os expositores da Economia Solidária.
A maior parte dos espaços da indústria e comércio que devem ser disponibilizados nos pavilhões e área externa já está reservada. Já foram comercializados mais de 80% dos espaços na área externa e 100% nos pavilhões.
No tradicional Pavilhão 12 mais uma vez poderão ser apreciados produtos hortigranjeiros e de agroindústrias da região.
A área da Exporural deve ser aproveitada para a realização de dias de campo voltados à fruticultura, bovinocultura de leite, sala de ordenha, pastagens, bem-estar animal, horta e avicultura colonial. A Mostra da Terneira também será atração, com participação de animais da agricultura familiar da região.
O Hortishow, atração já consolidada, abrigará tecnologias e novidades na área de produção de hortigranjeiros.
Oficinas práticas sobre uso e aproveitamento de produtos hortigranjeiros serão realizadas no espaço da Cozinha da Soja durante os cinco dias do evento, com programação voltada às crianças no dia 12/10.
Shows que valorizem talentos locais estão sendo agendados pela Comissão de Cultura.
Outras novidades e atrações podem ser conferidas no site do 31º Hortigranjeiros pelo endereço www.hortigranjeiros.com.br .
Promotores
O 31º Hortigranjeiros é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (APRHOROSA) e Prefeitura de Santa Rosa.