Oficina culinária de flores comestíveis une sabor e beleza
Quem está acompanhando as oficinas culinárias na Cozinha Experimental do 31º Hortigranjeiros têm a oportunidade de descobrir a diversidade e a versatilidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar local. Neste domingo (11/10), o que chamou a atenção foi a oficina de flores comestíveis, que lotou o espaço, em uma oportunidade de aliar sabor e beleza à mesa.
Nas oficinas conduzidas no Hortigranjeiros, os visitantes puderam acompanhar receitas de cubos de gelo, chá de infusão e salada verde com flores. As oficinas foram conduzidas pela extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Solange Chitolina e a nutricionista Fernanda Chitolina, com o apoio das assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto e Lisete Primaz e a coordenadora da Educação Social da Coopermil Glotilde Bao.
É possível encontrar várias espécies de flores em nossos quintais, feiras e mesas. Couve-flor, alcachofra, brócolis e cambuquira, que é a flor da abóbora, são algumas delas. Mas existem algumas flores que tradicionalmente são conhecidas por enfeitar e decorar os ambientes, e que podem fazer parte de nosso cardápio. Entre elas, o amor-perfeito, que possui sabor adocicado e é usado para adornar saladas, flutuar sobre a sopa, decorar sobremesas e guarnição para pratos. Também pode ser usado em salada de frutas.
Já as pétalas da calêndula, ao final do preparo, podem dar um toque especial em risotos, peixes, sopas e até queijos. Muitos produtores usam a calêndula como uma espécie de corante em manteigas e queijos.
No entanto é importante lembrar que apesar de certas espécies de flores serem comestíveis, seu cultivo é diferente, por isso não compre os seus ingredientes de cozinha na sessão de jardinagem, nem as colha no jardim. As flores usadas na cozinha recebem uma forma especial de manejo para esta finalidade.
Nesta segunda-feira, 12/10, está prevista uma programação especial alusiva ao Dia da Criança: quatro mini-chefes apresentarão receitas para as crianças. As inscrições podem ser feitas diretamente na Cozinha Experimental do Hortigranjeiros. Neste dia, a oficina será oferecida em dois horários: às 10h e às 15h.
O 31° Encontro Estadual de Hortigranjeiros acontece no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa e tem entrada e estacionamento gratuitos. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (APRHOROSA).
Comissão de Imprensa 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros