Um dos espaços mais tradicionais e aguardados da feira, o Pavilhão da Agroindústria será novamente destaque no Hortigranjeiros 2025, valorizando o trabalho das agroindústrias familiares e promovendo uma verdadeira vitrine da diversidade produtiva do campo gaúcho. O local reunirá produtos de vários segmentos, como panificados, queijos autorais, embutidos, vinhos, sucos, geleias, doces, caponatas, temperos, mel, cachaças, destilados e muito mais — todos produzidos por agricultores familiares de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
A coordenadora da Comissão de Agroindústria do Hortigranjeiros, Eliane Denise Schmidt, destaca que a cada edição o espaço se fortalece, ampliando as oportunidades de geração de renda e agregação de valor à produção rural. “A agroindústria é hoje o principal gerador de renda de muitas famílias. É por meio dela que o agricultor transforma sua matéria-prima e permanece no campo, garantindo renda e qualidade de vida. Inclusive, temos observado que em propriedades com agroindústrias, os jovens estão permanecendo no meio rural”, enfatiza.
Além dos produtores que já são parceiros da feira há décadas, alguns inclusive desde a primeira edição em 1983, o pavilhão receberá 17 agroindústrias estreantes, que participarão pela primeira vez do evento. A programação também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio do Programa Estadual da Agroindústria Familiar, fundamental para a legalização e estruturação dessas unidades produtivas. O espaço ainda incluirá a comercialização de alimentos in natura, como alface, beterraba, cenoura e repolho, diretamente dos produtores hortigranjeiros locais.
O Hortigranjeiros 2025 acontece de 6 a 10 de agosto, com entrada gratuita, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.